domingo, 9 de outubro de 2011

Fazer valer a pena

Às vezes a gente acha que já viu, que já conhece. Mas sempre tem aquela coisa do look closer. Incrível como as diferentes circunstâncias da vida mudam o olhar que temos sobre o (des)conhecido.
Ontem vi Titanic pela milésima vez e não me lembro de ter me impressionado tanto. É como eu falei no twitter, ultra mega hype em cima do filme, mas não tirem o mérito dele, Titanic é mesmo muito bom. A megalomania de Cameron – que aqui funcionou muito bem – deu a Titanic ares de superprodução, mas a história que todos nós já conhecemos é relativamente simples: aquele maravilhoso clichê do amor proibido.   
Dessa vez, particularmente, foi bonito para mim ver a subversão de papéis. Rose ali, completamente entregue, enfrentando todas as convenções sociais, o noivo despótico e o mundo em que foi criada. Rose simplesmente se deixou levar. Ontem, Rose me ensinou bastante.


Rose: It's not up to you to save me, Jack.
Jack: You're right... Only you can do that.