sexta-feira, 31 de agosto de 2012

sobre as nossas dores

oi linda,

é difícil, né? é muito. parece que ninguém entende o que você está passando. e, olha, vou te dizer que ninguém entende mesmo. a dor de cada um é a dor de cada um. pessoal e intransferível. não deixe ninguém te convencer de que não esteja sofrendo. dói sempre, pra mim doía muito, e pra você deve ser assim também. quando é assim, quando é muito, passa a ser físico: o coração esmigalha (e a sensação é mesmo essa), o corpo não responde aos mesmos estímulos (nem chocolate desperta apetite), fica mole, pesado. e isso só você sente. 

mas, um dia, você vai sentir a necessidade de tudo isso. passar pelo sofrimento assim, da forma como está sendo, não é o que eu desejo pros meus filhos, mas foi tão importante pra mim. e vai ser pra você também. eu lembro de mim, sabe. quando, ainda em vitória, eu queria fechar os olhos e acordar num futuro distante (hoje, talvez), longe de todo aquele pesadelo. mas agora eu consigo ver a necessidade de tudo aquilo. você vai ver, confia em mim.

linda (e você é linda mesmo, não é mais força de expressão), eu descobri que certas situações tem que ser vividas - não se pode passar por essa vida inerte ao sofrimento. não dá pra fugir. não há remédio que cure prontamente a dor, talvez o tempo a enfraqueça, mas é até bom que não haja.

pra mim, passou. tá passando na verdade, ou vai passar. porque não há dor que não sei cure, ou ferimento que não possa ser estancado. e a palavrinha mágica é TEMPO. sei que é tão clichê quanto difícil - é o esperar pela incerteza - esperar por um dia que pode não chegar nunca. as horas passam como dias, os dias como semanas, as semanas como meses. a temporalidade é relativa, e você sabe, pode ser bem cruel. 

mas um dia, eu juro, a vida segue. você vai finalmente chegar ao mundo dos adultos, ao mundo de diverdádi. quanta coisa ainda há de ser vivida! a partir de agora, as cicatrizes que ainda se constroem em você irão tornar as novas experiências menos avassaladoras.

e, mais importante, e quero que você entenda bem essa parte: love heals scars love left. o meu amor, o nosso, de todas as migas e amigas, da sua família, de quem te quer bem. esse amor vai te reerguer. e vou estar aqui, como sempre estive, pra ver você linda de novo.

é isso. espero ter te ajudado. te amo demais e tou chorando demais também. vem logo pro rio. quero te dar uma abraço.